O OPE é um projeto em que o nosso agrupamento têm participado de forma entusiástica nos últimos anos.
Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico podem decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
Objetivos:
– Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.
– Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.
– Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.
O orçamento participativo é organizado, em cada ano civil, de acordo com os seguintes procedimentos:
a) Definição da coordenação e divulgação pública dos procedimentos e prazos para a apresentação de propostas — até ao final do mês de janeiro;
b) Desenvolvimento e apresentação de propostas — até ao final do mês de fevereiro;
c) Divulgação e debate das propostas — nos 10 dias úteis anteriores à votação;
d) Votação das propostas — no dia 24 de março, ou num dia útil anterior a esta data, caso aquele dia não seja dia útil ou coincida com interrupção letiva;
e) Apresentação dos resultados — até cinco dias úteis após a votação;
f) Planeamento da execução — até ao final do maio;
g) Execução da medida — até ao final do respetivo ano civil.
Regulamento: https://opescolas.pt/regulamento/
Nesta edição (2022/2023) e na do próximo ano (2023/2024), os alunos devem apresentar propostas que relevem para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, mas sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia, no âmbito da medida OPE Inclui, do Plano de Recuperação das Aprendizagens.
Em 2022/2023 o projeto decorreu com os seguintes resultados:
Data da Eleição: 30 de março de 2023; Listas inscritas: 3; N.º de eleitores inscritos: 125; N.º de votantes: 98 (71,1%%); N.º de votos brancos: 0; N.º de votos Nulos: 4; N.º de votos obtidos por cada lista: Lista B: 76 votos; Lista A: 11 votos; Lista C: 7 votos.
Proposta vencedora – “A nossa proposta pretende melhorar o espaço da sala junto ao bar e torna-lo acolhedor para todos. Propomos equipar com mobiliário e outros materiais que contribuam para o bem estar de todos os alunos e que possa ser designada de Sala do Aluno. Atualmente, devido à requalificação recente do edifício da escola sede, esta sala encontra-se sem mobiliário. O objetivo da nossa ideia é criar mais um espaço na escola que contribua para os momentos de interação, convívio, pausa entre todos os alunos. Deste modo, propomos equipar a sala com mesas, cadeiras, puffs e porta revistas”.