A criação do Clube de Ciência responde à necessidade de ultrapassar as dificuldades manifestadas pelos alunos, nomeadamente ao nível da leitura, comunicação, interpretação e análise de dados e resolução de problemas. Pretende, de igual modo, motivar os alunos para a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos, proporcionar a realização de atividades de natureza científico-experimental, promovendo uma cultura científica e tecnológica mais consolidada.
A candidatura a este projeto, Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, reforça a concretização dos objetivos descritos, contando com a colaboração de outros clubes (Clube de Xadrez, Clube de Robótica, Eco-Escolas, e Clube de Solidariedade), estimulando o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre os protagonistas.
O desenvolvimento deste Clube irá também contribuir para a consecução dos objetivos definidos no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Prevê-se a realização de ações que permitam a articulação entre ciclos de ensino, a saber: atividades práticas, experimentais e laboratoriais; saídas de campo; visitas de estudo; palestras; produção e divulgação de materiais informativos.
As entidades parceiras neste projeto são:
– Município de Ourém
– Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria
– Centro Ciência Viva do Alviela- Carsoscópio
– Junta de Freguesia de Caxarias, Espite, Urqueira, União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos
– BeWater
– Valorlis
– ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa.